Já parou para pensar que tudo o que levamos para a prática nós aprendemos muito mais? Aprender também é processo, e levar para a prática é a melhor forma de fixar novos conhecimentos e utilizá-los no seu dia-a-dia.

Quando não sabemos absolutamente nada sobre um assunto, a primeira coisa que fazemos é buscar por conteúdos, certo? Buscamos ouvir podcasts, assistir palestras, ver vídeos e reunir uma série de conteúdos para ler sobre.

Mas você já parou para pensar em quantos destes conteúdos você leu? Ou quantas destas palestras já assistiu e o quanto você lembra sobre o conteúdo ou aplica?

Quando falamos de eficiência logo nos vem à cabeça o pensamento de “fazer mais com menos”, não é mesmo? Então porque você reúne uma série de links de conteúdos sobre um mesmo assunto achando que vai conseguir ler e dominá-lo?

Existe uma forma de sermos eficientes em nossa aprendizagem e a teoria de William Glasser descreve isso muito bem. Estou falando da Pirâmide de Aprendizagem, uma teoria que mostra uma hierarquia de métodos de aprendizagem e sua eficácia relativa. Ou seja, que método nós aprendemos mais ou menos sobre um determinado assunto.

Esta teoria tem muito haver com as formas de aprendizagem passiva e ativa, que mostram o quanto nós retemos muito mais um conteúdo quando saímos de métodos de aprendizagem passivos para os ativos.
Conforme você pode ver na imagem, métodos passivos, portanto aqueles em que fixamos menos conteúdo, são vídeos, leituras, palestras. E os métodos ativos são aqueles em que temos maior ação sobre, como discussões em grupo ou ensinar para alguém o assunto que está trabalhando. Claro que, quando não se conhece sobre um assunto, precisamos começar com métodos passivos, mas é importante você buscar sempre levar para a ação caso queira aprender mais sobre. Portanto, sugiro que você faça uma lista de tudo o que você gostaria de aprender e utilizar no seu dia-a-dia e busque realizar as 3 ações principais para fixar mais esse conteúdo e ter domínio sobre ele.

Discussão em grupo

Discutir um tópico com outras pessoas pode ajudar a solidificar o que você aprendeu. Para usar esse método, procure grupos de discussão em torno de um tema de interesse, compartilhe suas ideias e ouça o que os outros têm a dizer. Quando falamos mais sobre os conteúdos que temos para outras pessoas, nós entendemos melhor as diversas versões e aplicações que aquele conteúdo pode ter. O que você entender pode ser diferente do que outras pessoas entendem e falar sobre ajuda a entender a aplicação disso.

Prática por fazer

A prática é uma das formas mais eficazes de aprendizagem. Para usar esse método, tente aplicar o que você aprendeu em situações práticas. Se você aprendeu um novo idioma, por exemplo, pratique falando com outras pessoas ou escrevendo textos. Aqui é importante que você reflita sobre o que consegue aplicar no seu dia-a-dia e valide se faz sentido. Não busque se adaptar ao que aprendeu, tente entender como o aprendizado pode se adaptar a sua realidade e busque aplicar de uma forma que faça sentido para o que você espera de resultado.

Ensine outras pessoas

Quando você ensina algo a outra pessoa, você está forçando a si mesmo a aprender de forma mais profunda. Para usar esse método de aprendizagem, procure oportunidades para ensinar o que você aprendeu para outras pessoas. Isso pode ser tão simples quanto explicar um conceito a um amigo ou familiar, ou tão complexo quanto liderar uma apresentação para um grupo. A pirâmide de aprendizagem sugere que levar para a métodos mais ativos é mais eficaz do que apenas métodos passivos. Mas todo o novo aprendizado começa de forma passiva, então busque por aplicar diferentes métodos e acima de tudo sempre busque novos aprendizados.

Quer saber mais sobre como posso te ajudar?
Entre em contato pelo WhatsApp e vamos conversar!

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 10:00 às 17:00

Endereço:
Florianópolis – SC

Telefone:
(48) 99165-7866