Quando estava lendo o Report 22/23 da Sales Enablement Pro um dado me deixou muito feliz: 63% dos líderes de vendas acredita no impacto das ações de Enablement no seu time. E para continuar aumentando esse número e entender os ganhos quando as duas áreas se complementam é fundamental.

Já falamos neste blog sobre a importância de Enablement quando falamos de capacitar para ter resultados melhores e consistentes. Ter uma área focada em entender quais habilidades são necessárias para exercer a job e como ensiná-las para a equipe é a maneira mais consistente de chegar em resultados expressivos e sabendo o que foi feito para isso.

Mas para o resultado de enablement realmente acontecer, o apoio e a confiança do time de gestão desempenham um papel fundamental. Sem o apoio e a confiança da gestão, o trabalho de enablement pode encontrar obstáculos significativos.

Por isso, é preciso discutir em sua empresa a importância do apoio de gestão no trabalho de enablement e como eles podem impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores e o sucesso organizacional.

Fomentando a Cultura de Aprendizado

Uma cultura de aprendizado só acontece quando todos fomentam dentro da organização e demonstram a importância disso. Quando a gestão participa também das ações de enablement, todas as pessoas da equipe se sentem encorajadas a buscar novos conhecimentos e habilidades, sabendo que têm o respaldo necessário. A confiança da gestão também permite que as pessoas da equipe assumam riscos calculados, experimentem novas abordagens e aprendam com os erros, impulsionando a inovação e o desenvolvimento contínuo.

Comunicação Aberta e Colaboração

Ninguém melhor do que a gestão direta das pessoas da equipe para levantar necessidades de aprendizagem. Esta comunicação aberta sobre o que o time precisa ou o que o time está pedindo é fundamental para se construir projetos educacionais que fazem sentido. Além disso, convidar as pessoas de gestão para também construírem os projetos educacionais, colaborando com os seus conhecimentos e experiências é uma boa forma de garantir a colaboração e o apoio das lideranças para incentivar as pessoas do time a participarem das ações de enablement.

Alinhamento de Objetivos e Prioridades

Quando a gestão valoriza o desenvolvimento dos colaboradores, isso se reflete nas metas e estratégias da empresa. O enablement pode ser direcionado para atender às necessidades específicas da organização, impulsionando o crescimento individual e coletivo das pessoas do time em linha com os objetivos empresariais. Além de ter acesso a recursos e investimentos necessários para implementar programas e iniciativas efetivas.

Quando gestão e enablement andam juntos, os resultados chegam. As duas áreas são responsáveis pelo desenvolvimento das pessoas da equipe, mas cada uma tem um foco diferente neste desenvolvimento. Quando temos uma área de enablement bem construída, a gestão se preocupa em dar o devido direcionamento para que as pessoas possam desenvolver suas carreiras, enquanto enablement garante que as habilidades para realizar a job em que essa pessoa se encontra estão sendo adquiridas.

Ao criar uma cultura de aprendizado, fomentar a comunicação aberta, alinhar objetivos e prioridades, a gestão desempenha um papel essencial no desenvolvimento das pessoas do time e no sucesso da organização como um todo.

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