Como garantir uma aprendizagem significativa e que traga maior aprendizado em menos tempo? Conheça o modelo 70:20:10 e como aplicá-lo em alguns casos de uso da sua empresa.

Quando falamos sobre aprendizagem dentro das empresas é comum pensarmos no mesmo formato que tivemos sempre contato na educação, o modelo sala de aula, em que temos uma pessoa apresentando conteúdo e as outras observando.

Mas quando precisamos aprender conteúdos mais complexos, que são mais focados no desenvolvimento humano e não somente pautados em cima de regras e fórmulas, é preciso fazer mais do que isso.

Começamos a sentir a necessidade de expandir nossa aprendizagem além do teórico e construir novas experiências que se dão a partir de diversas situações em nosso contexto de trabalho. Foi aí que, na década de 1990, os professores Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, do Center for Creative Leadership, na Carolina do Norte (EUA) desenvolveram o modelo de aprendizagem chamado 70:20:10. Este modelo é uma estrutura para desenvolver e fornecer programas de aprendizagem eficazes que combinam três elementos:

  • 70% de aprendizado experiencial (aprendizado na prática, no trabalho)

  • 20% de aprendizado social (aprendizado com os outros, como mentores, colegas e treinadores)

  • 10% de aprendizado formal (aprendizado em sala de aula ou em outras formas estruturadas)
Este modelo se aplica muito bem quando falamos de desenvolvimento profissional e de lideranças, pois muito do que aprendemos vem da prática do dia-a-dia aliado ao conhecimento e troca com outros pares, existem alguns programa dentro de uma empresa que podem se valer deste método para garantir a aprendizagem:

Programa de Desenvolvimento de Liderança

Não aprendemos a ser líder apenas lendo sobre, muitas vezes aprendemos muito mais quando já possuímos uma equipe para liderar, por isso o seu programa de liderança pode incluir oportunidades para os líderes aprenderem por meio de projetos de liderança, bem como oportunidades para o aprendizado social, como mentorias e fóruns de discussão com outros líderes. Você também pode incluir ainda uma parte formal, como workshops e cursos específicos, mas lembre-se de utilizar cases dos próprios líderes para que visualizem a prática do que ensina no dia-a-dia de gestão.

Programa de Onboarding de Novos Funcionários

Quando apenas nos apresentam a história da empresa e o que ela vende, demoramos muito mais até entender os seus processos e clientes. Por isso, utilizar o modelo 70:20:10 é uma boa forma de garantir que o teórico sobre a empresa seja apresentado, mas pensando também em ações que garantem a prática e troca com as novas pessoas sobre o que vocês fazem e como fazem. O programa pode incluir tarefas e projetos práticos, mentoria com colegas e gerentes, bem como treinamento formal em sala de aula ou em formato online.

Treinamento de Habilidades Técnicas

Quando precisamos aprender uma nova habilidade ou um novo processo, precisamos avaliar o que fazemos e treinar a nova forma de fazer. Os aprendizes podem passar a maior parte do tempo desenvolvendo projetos reais, trabalhando com outros membros da equipe para resolver problemas técnicos complexos, por exemplo. O treinamento formal pode incluir aulas em sala de aula, tutoriais online e sessões de mentoria com especialistas.

Desenvolvimento de Habilidades de Vendas

Para desenvolver habilidades de vendas, o modelo 70:20:10 pode ser utilizado com ênfase na experiência prática de venda, aprendizado social com colegas de trabalho e feedback e treinamento formal em técnicas de venda. Isso pode incluir treinamento em sala de aula, sessões de coaching com gerentes de vendas, bem como participação em vendas reais com orientação e feedback.

O quanto você se preocupa em conduzir as pessoas que precisam aprender novas habilidades e processos? Se você só entrega conteúdo sem orientar como colocá-lo em prática, pode perder a oportunidade de conduzir melhor a experiência e garantir o aprendizado de forma mais rápida. A chave é projetar programas de aprendizagem que combinem experiência prática, aprendizado social e treinamento formal para fornecer um aprendizado eficaz e completo.

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