Quando começamos a pensar em treinamentos para nossa equipe, estamos buscando melhorar suas habilidades e aumentar seus conhecimentos em prol de resultado para o negócio.

Áreas responsáveis por treinar habilidades e aumentar os conhecimentos da equipe sempre esteve presente em empresas, principalmente em grandes empresas. Mas, com o tempo, algumas áreas da empresas começaram a trabalhar cada vez mais com indicadores e a se preocupar mais com o alcance desses resultados do que com a participação em treinamentos que buscavam ensinar uma habilidade ou trazer um conhecimento.

A área de vendas foi uma das que mais sentiu essa necessidade de trabalhar melhor seus indicadores e, por isso, surgem áreas dentro de vendas focadas na análise de resultados. Olhando mais para estes indicadores, começamos a perceber que não bastava se ter um processo de vendas para seguir, era preciso ensinar como fazer da melhor forma possível esse processo. E para isso, era necessário que as pessoas vendedoras tivessem habilidades e conhecimentos diferentes das que possuíam até então. Além disso, com a criação de processos de venda claros, começou a se perceber que as novas pessoas da equipe tinham dificuldade de executar esse processo, pois vinham de mercados diferentes ou de processos diferentes.

Com isso, surgiu uma área chamada Sales Enablement, que tinha o foco de entender quais habilidades e conhecimentos eram necessários para uma boa execução destes processos em vendas. O maior objetivo é trabalhar uma aprendizagem olhando para o resultado, buscando entender quais são as habilidades e conhecimentos necessários para a execução dos processos e atingimento dos indicadores.

Trabalhar a aprendizagem focada em resultado tem um grande impacto nos resultados do negócio, pois permite que as pessoas possam desenvolver habilidades e conhecimentos que são aplicados diretamente nos seus processos para garantir ou melhorar suas entregas.

Melhorar a produtividade

Capacitações de focam em resultados para o negócio podem estar atreladas a melhora da produtividade. Ensinar a trabalhar de forma mais eficiente e a utilizar as ferramentas e tecnologias disponíveis da melhor maneira possível pode levar a um aumento na produção e, consequentemente, a um crescimento nos lucros da empresa.

Reduzir a taxa de erro

Mensurar indicadores é para entendermos como está a qualidade dos nossos processos e como estamos entregando. Quando realizamos treinamentos que suportam estes indicadores, as pessoas da equipe aprendem a identificar erros e a corrigi-los antes que eles causem problemas maiores para a empresa.
Isso pode levar a uma redução na taxa de erros e, consequentemente, a uma melhora nos indicadores que trabalhamos, indicando assim maior qualidade ao que entregamos.

Engajamento em aprender

Adultos precisam enxergar os benefícios que terão aprendendo novas habilidades ou tendo maior conhecimento sobre um assunto. Quando as capacitações auxiliam na execução de seus processos e no seu resultado, fica mais fácil mostrar a relevância e o benefício que as pessoas terão em participar daquela capacitação. Isso pode levar a uma maior retenção de talentos e a um clima organizacional mais positivo.

Ao investir em capacitações de qualidade, com foco em melhorar seus indicadores para o alcance da meta, as pessoas da sua equipe se tornam mais produtivas, identificam melhor os erros que estão cometendo no processo e engajam nas ações de capacitação que você constrói! Por isso, é importante investir em programas de capacitação de qualidade e estar sempre atento aos resultados que as capacitações estão gerando para o seu negócio.

Este é o principal objetivo das áreas de Enablement, dar todas as ferramentas possíveis, de aprendizado e de processos, para que as pessoas consigam performar em alto nível. Não importa o tamanho do seu time, se você possui indicadores claros, é possível pensar mais em resultado na hora de ensinar!

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