Quando nos preocupamos com a capacitação das novas pessoas da empresa, a chance delas trazerem resultados mais rápido é muito maior. Mas para isso, é preciso construir um programa de onboarding eficiente e objetivo.

Quando uma pessoa nova entra na empresa, por mais experiência que ela tenha, sempre haverá um período de adaptação para entender o negócio da empresa e seus processos e ferramentas para trabalhar. Se não construímos um calendário com um caminho para esta nova pessoa seguir, o tempo de adaptação e entendimento da empresa acaba sendo maior, pois irá depender muito do conhecimento adquirido a cada dia, levando tempo para que essa pessoa consiga trazer resultados consistentes e relevantes para o negócio.

Construir um calendário de capacitação para estas novas pessoas deve ter foco em trazer resultados consistentes de forma rápida, mas sem deixar de lado o tempo necessário para aprendizagem. Por isso, é preciso planejar os conteúdos importantes primeiro e aprofundar nestes conteúdos ao longo dos primeiros meses desta pessoa na equipe.
Costumamos utilizar o modelo 70-20-10 em um calendário de capacitação que consiste em:
  • 70% da aprendizagem on-the-job, ou seja, aprendemos praticando;
  • 20% da aprendizagem social, aprendendo com os pares e com trocas de experiências e ideias;
  • 10% da aprendizagem formal com momentos em formato de sala de aula com apresentação de conteúdos e conceitos importantes.

    Este modelo permite que você pense nos conteúdos sempre nos 3 formatos e calcule o peso que cada um tem para garantir que a aprendizagem esteja de acordo com o que ele determina.
    Para construir um modelo de capacitação efetivo é preciso analisar a performance das novas pessoas e acompanhar os resultados a cada programa aplicado.
    Eu costumo começar a construção de um programa de onboarding focando em 3 pilares que me auxiliam a levantar os conteúdos necessários e também garantir a distribuição dos tipos de aprendizagem de forma adequada.

    Pilar Empresa/Produto ou Serviço

    Este pilar é onde se concentram todos os conteúdos referentes ao que a empresa vende e o negócio em que ela está inserida.
    Muitas vezes, as empresas costumam ter um programa mínimo de apresentação geral sobre a empresa e seu modelo de negócio. Mas é preciso, dependendo das áreas especialistas, aprofundar o conhecimento das novas pessoas sobre o que é vendido e para quem é vendido. Com isso, este pilar concentra todos os conteúdos necessários para ensinar as novas pessoas sobre a empresa, sobre seu produto ou seu serviço. Alguns formatos que já utilizei no modelo 70-20-10 neste pilar:

    70 On-the-job

  • Desafios de uso de funcionalidades do software vendido
  • Análise de cases de clientes e construção de solução de venda

    20 Social

  • Acompanhamento de calls de apresentação da solução de pessoas do time
  • Análise de cenário em grupo e validação com pessoas do time
  • Conversar com equipes de marketing e compartilhar aprendizados sobre o negócio com o time
  • Análise de concorrentes e roleplay de objeção

    10 Formal

  • Vídeos demo da ferramenta
  • Leitura dos manuais de execução do serviço vendido
  • Treinamentos com pessoa do time sobre o produto/serviço vendido

    Pilar Processo

    Toda a área da empresa tem um processo a ser seguido ou rotinas a serem aprendidas, e é importante entender quais as metodologias e habilidades necessárias para executar estas rotinas e processos. Dependendo da área, vendas por exemplo, este pode ser um dos maiores pilares de um programa de onboarding, pois se trata de todos os conteúdos necessários para uma boa execução da job pelo qual cada pessoa foi contratada. Alguns formatos que já utilizei no modelo 70-20-10 neste pilar:

    70 On-the-job

  • Lista de oportunidades para ligar e prospectar

    20 Social

  • Escuta de calls de cada etapa do processo
  • Roleplay de cada etapa do processo

    10 Formal

  • Leitura do playbook de etapas do processo
  • Treinamento sobre metodologias utilizadas

    Pilar Ferramentas

    Toda a empresa utiliza, entre planilhas e softwares, ferramentas para seus controles de processo, para efetivar suas vendas ou executar seus serviços. Por isso, é preciso apresentar todas as ferramentas que serão utilizadas pelas novas pessoas da equipe. Tende a ser o menor pilar e o que concentra mais atividades on-the-job e social, pois estamos falando de ferramentas utilizadas diariamente para executar suas tarefas. Alguns formatos que já utilizei no modelo 70-20-10 neste pilar:

    70 On-the-job

  • Uso das ferramentas com desafios para cumprir
  • Utilizar as ferramentas com monitoramento de gestão
  • Uso da ferramenta com acompanhamento de pessoas da equipe

    20 Social

  • Conversa com pessoas da equipe para entender melhores práticas

    10 Formal

  • Leitura dos manuais de uso da ferramenta

    Independente dos pilares que você utiliza no seu programa de onboarding, o importante é medir os resultados das novas pessoas da equipe.
    Geralmente, um bom programa de onboarding dura em torno de 3 meses, diminuindo o tempo de aprendizagem social e formal ao longo do período para que todas as novas pessoas possam ganhar experiência na sua job, recebendo algumas orientações ao longo dos primeiros meses de trabalho.

    Se você ainda não tem um programa de onboarding, procure conversar com as pessoas da equipe para entender o que elas sentiram falta no começo de suas jobs na empresa e analise estes pilares para definir o que você deseja ensinar a sua equipe. Mas procure acompanhar os primeiros 6 meses das novas pessoas para garantir a efetividade do seu programa e trazer resultados mais consistentes e mais rápido!

    Posso te ajudar a construir seus programas de onboarding e te auxiliar a medir os resultados que precisa para garantir a efetividade deles. Vamos conversar!
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