Processos podem parecer chatos e demorados, mas sem eles não conhecemos o caminho para alcançarmos os resultados que esperamos.

Você se lembra quando aprendeu a dirigir, a andar de bicicleta ou quando aprendeu a ler? Já reparou que tudo isso são processos que aprendemos e depois nem lembramos mais como detalhar tudo o que é preciso para que estas ações aconteçam?

Quando aprendemos coisas novas, em uma autoescola por exemplo, nos é passado uma série de processos que precisamos fazer para começar a dirigir. Você entra no carro, coloca o cinto, verifica os espelhinhos, gira a chave para ligar, pisa na embreagem para colocar na primeira marcha e, devagar vai apertando o acelerador e soltando a embreagem para que o carro ande.

Você se lembra da sensação de fazer isso pela primeira vez? E hoje? Ainda relembra todos os passos que precisa fazer para começar a dirigir, ou só se lembra de arrumar o espelhinho quando precisa dele na estrada?

Tudo o que descrevi para você sobre o que fazer para o carro andar nada mais é do que um processo que executamos para que o resultado seja o fazer o carro andar, mas o processo pode mudar quando você precisa apertar no freio e girar a chave para que o carro ligue, ou nem precisa colocar na primeira marcha porque o carro é automático. Mas toda a primeira vez que dirigimos um carro diferente do que estamos acostumados, é como se voltássemos lá na caixinha do cérebro que guardou os processos de dirigir e acrescentássemos mais informações sobre como devemos dirigir este novo carro.

Processo está em tudo o que fazemos, cada nova ação ou novo aprendizado pode ser considerado um processo, e, podemos aperfeiçoar cada vez mais. Quando aprendemos a ler, precisamos ainda lembrar os sons que cada junção de letras forma e isso faz com que a leitura seja mais lenta do que o que estamos acostumados hoje. E está tudo bem, faz parte do processo.

Parece mas não é

Quando pensamos em processo, achamos que é algo chato, que exige controle e torna tudo mais burocrático. Isso porque o começo de tudo que estamos fazendo de novo é sempre mais demorado pois não temos a prática ou habilidade necessária para executar de forma mais eficiente.

O maior desafio para se começar um processo é a constância em executá-lo. Sim, porque o começo sempre será mais demorado, você precisará buscar por orientação mais vezes e, nem sempre a entrega esperada irá acontecer conforme planejamos.

Mas, voltando a pensar no nosso aprendizado para ler e escrever, hoje, você faz isso mais rápido ou ainda devagar? Quanto tempo demora para escrever uma frase em um caderno ou para ler uma placa de sinalização na rua? Você percebe como essas ações tão simples hoje já foram difíceis e demoradas? Então porque queremos que novos processos sejam rápidos e eficientes logo na primeira execução.

Ao longo do tempo, vamos adquirindo as habilidades que precisamos para fazer tudo mais rápido. Eu lembro de quando me achei um máximo conseguindo ler os outdoors por onde passávamos sem precisar parar o carro para isso.

Por onde começar

Para termos processos mais claros é preciso começar com o mapeamento do que fazemos. Escreva tudo que você faz e como você faz para que compreenda todas as ações necessárias para chegar no resultado que espera. Se você está começando e ainda não sabe como fazer, escreva como tudo começa e como deseja que termine, assim você consegue visualizar melhor as ações que precisa executar para que o resultado seja o esperado.

Pense nos detalhes

Não esqueça dos detalhes, exemplos de textos, telas, ações mínimas mas importantes para o processo. Escrever todos estes detalhes te ajuda a perceber o quão necessárias são estas ações ou o quanto elas atrasam a sua entrega.

Foque no resultado

Ao descrever todo o processo com detalhes, busque identificar quais ações são fundamentais para o resultado esperado e quais podem ser retiradas do processo por não acrescentarem em nada o resultado.

Lembre-se que registrar informações em um sistema ou até mesmo em um caderno pode parecer não contribuir para o resultado final, mas ajuda a entender a eficiência do processo e também a traçar estratégias de acordo com a realidade que você possui. Quando registramos quantas vendas realizamos por dia em uma loja de bairro, por exemplo, não colocamos metas muito acima do potencial que a loja tem e trabalhamos estratégias melhores para atrair mais clientes.

Não acaba aqui

É importante entender que um processo sempre pode melhorar. Quando desenhamos ele pela primeira vez, já conseguimos entender o que pode ser tirado ou deve ser acrescentado para chegar no resultado.

Mas é importante executarmos o processo com uma frequência mínima para entender se existe necessidade de melhoria. Costumamos não dar tempo ao processo antes de querer mudar novamente e causamos uma sensação de desconforto e confusão na cabeça das pessoas que precisam seguí-lo pois nunca sabem ao certo qual é a versão atualizada. Por isso, busque por definir uma frequência mínima para que o processo seja executado e analise os resultados finais para só então colher feedbacks e pensar em melhorias.

Processo é o meio não o fim

Ter processos traz maior clareza sobre como trazemos nossos resultados. Nos ajuda a treinar e desenvolver as pessoas da empresa para que saibam qual caminho seguir para bater suas metas.
O processo tem de ser o meio como você chega nos seus resultados e, através dele, você consegue perceber o que precisa melhorar e orientar sua equipe para ações mais efetivas e resultados mais consistentes.

Busque entender o seu processo e, se precisar de ajuda, conte comigo para construirmos um processo efetivo e que te traga cada vez mais resultados para o seu negócio.

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